Este review foi feito pelo usuário Antoniopinak no site Forum PCS
"Olá pessoal,
Fiz um mini-review do sistema GeForce 3D Vision em outro forum e
agora vou postar aqui. (aqui vai ser a versão 2.0 porque dei uma
revisada no texto)
http://www.nvidia.com/object/3d-vision-main.html
Fui aos EUA a trabalho e aproveitei e trouxe o KIT 3D Vision, com o
monitor Samsung 2233RZ e os oculos 3D da Nvidia. Para quem não sabe
existem poucos monitores no mercado capazes de trabalharem a 120hz
input. As televisões LCD Full HD 120hz não são 120hz de entrada, mas
apenas uma interporlação de 60hz transformada em saída 120hz.
Montei o sistema tem uns 20 dias e desde então tenho testado
toneladas de jogos e congigurações para ver como fica o efeito S3D
(Stereo 3D) em cada um dos jogos.
Uma coisa que sempre me perguntam é se o tamanho do monitor, 22" não
estraga um pouco o efeito, bom pense da seguinte forma, ao invés de
olhar para uma tela de 22" o efeito é como olhar para uma janela de 22"
com profundidade regulavel, ou seja, não parece um monitor 22"
Outra coisa é a resolução, de 1680 x 1050, meu monitor principal é
um 24' que sempre uso em 1920x1200, então imaginei que sentiria falta
desta resolução, me enganei, ao renderizar 2 frames de 1680x1050, uma
para cada olho, o cerebro de alguma forma (está fora do meu alcance de
explicação técnica) "soma" esta resolução, então todo mundo que viu o
sistema concordou que a resolução em S3D (Stereo 3D) parece ser MUITO
maior que a resolução original de 1680 x 1050, e isso é uma das coisas
que mais impressiona as pessoas.
E por último, algumas pessoas me perguntaram se parecia com aqueles filmes S3D em cinema. Minha resposta:
Já fui em IMAX 3D e nestes 3D Real-D adaptados. No cinema a
profundidade (efeito janela) e convergencia (efeito pop-out, ou fora da
tela em direção ao usuário) são integrados e fixos no filme ainda na
produção e são feitos para que pelo menos 99% das pessoas possam
assistir confortavelmente 90 minutos de projeção S3D sem problemas como o
efeito cross-eyes, dores de cabeça etc, então o 3D destes filmes
geralmente são bem sutis para acomodar estes requisitos. No forum
oficial 3D Vision vi um post onde se fala %10-15% de profundidade, o 3D
Vision default vem 15%, e eu jogo entre 50%-75% na maioria dos jogos. É
BEM mais que um cinema 3D. Fora que no jogo você pode controlar a
convergência, que é o efeito pop-out.
Segue alguns dos jogos que testei e gostei. Antes podem gostaria de
lembrar que com exceção do Left4Dead, que a Nvidia trabalhou de perto
para o S3D funcionar perfeito nele, todos os outros jogos precisam ser
"ajustados" em diferentes níveis, a razão disso é que eles não foram
feitos para S3D e tudo é feito exclusivamente pelo driver da Nvidia. (o
que foi a grande sacada da Nvidia)
Bioshock - O jogo fica
impressionante em S3D, este dá para colocar a profundidade em 100% (vc
controla a profundidade ou com atalhos no teclado ou com uma regulagem
no transmissor) logo após uns 5 minutos de jogo.. ahh sim.. isso é
importante dizer, colocar 100% no inicio do jogo logo de cara não é uma
boa idéia porque vc fica desorientado e 1 hora de jogo você não aguenta
mais. Trabalhando na convergencia neste jogo dá para fazer com que a
arma fique bem próxima de você.
Far Cry 2 - Este é daqueles
que é só colocar um fone de ouvido, apagar as luzes e literalmente estar
dentro da tela, embora tenha VARIOS glitches sendo o principal deles o
fogo que fica uma DROGA o que infelizmente estraga um pouco o jogo
porque tem muito fogo no Far Cry 2, apesar disso é um jogo que vale a
pena brincar um pouco pelos belos gráficos, fora que dirigir em alta
velocidade com jipe nas estradas é uma experiência incrível en S3D,
inclusive esta cena eu sempre mostro para quem vem dar uma olhada no
sistema pq é garantido o fator WOW! :)
Assassin's Creed - Ótimo jogo
para se testar em S3D. O resultado não me decepcionou, correr a cavalo e
ver as cidades de longe fica maravilhoso em 3D, aquela noção de
profundidade adiciona um realismo incrível neste jogo que já é muito bem
feito, subir nas torres e olhar para a cidade é um espetáculo a parte
em 3D, cada prédio, cada torre, tudo você tem uma noção de distancia
perfeita. Altamente recomendado.
Call of Duty - World at War -
TOTALMENTE IMPERDÍVEL este, também tinha probleminhas, mas a maioria
foi resolvida com a nova versão do driver, este é para mim o segundo
melhor título em S3D que eu testei, todo mundo quando olha este jogo
fala que não dá para jogar mais ele sem ser em 3D. A sensação de
distância e proporção neste jogo é perfeita, o que gera um realismo
incrível. As armas são um espetáculo a parte em S3D. Mesmo que vc tenha
jogado em 3D varias vezes, dá vontade de jogar de novo até o final em
S3D...
Mirror's Edge - Este também
tem poucos glitches (alguns chatos devo dizer) e é um daqueles jogos que
facilita MUITO jogar em 3D porque como você tem noção exata da
distancia depois de um tempo de jogo você sabe onde dá e onde não dá
para pular, fora que jogar sentindo a altura dos prédios é bem mais
emocionante em 3D, olhe para baixo e você vai "ver" a altura real
daqueles prédios, depois de uma boa regulagem, claro.
Dead Space - Não constumo
ficar tenso em jogos de "terror" mas em S3D tem dois jogos que isso é
impossível, imagino que vendo as imagens em S3D o cerebro interprete bem
mais informações que o normal e "conclua" que aquilo ali é um pouco
mais do que um videogame, e esta é uma sensação compartilhada por MUITA
gente no forum oficial da nvidia, 10 minutos em um jogo S3D as vezes
você realmente tem a sensação que está no jogo e não olhando para ele..
isso é bem interessante.
Racer Driver: GRID - Nunca
gostei de jogos de carro, mas ver um jogo de carro em S3D é uma
experiência realmente diferente, a primeira (e mais impressionante)
coisa que se nota é a sensação de velocidade, que é ABSOLUTAMENTE nada a
ver com olhar para uma tela 2D.. o cokpit do carro fica totalmente com
volume, dá para ver até a profundidade de cada gauge individual do
carro. Este é um jogo obrigatório de demonstração, convence qualquer um
que o Stereo 3D adiciona realmente alguma coisa a mais a experiência de
jogar.
Left 4 Dead - Isso vai
parecer um chiché mas... é o melhor jogo em S3D de todos, mas isso não é
uma coincidência já que a Valve trabalhou de perto com a Nvidia para o
jogo ficar realmente perfeito em S3D, e ficou, e dá medo... joguei
dezenas e dezenas de horas este jogo em 2D quando lançou, então hordas e
mais hordas de zumbis eram normais para mim, mas em S3D... vc toma
sustos e isso não tem como evitar.. o jogo tem a melhor profundidade de
todos que testei, o sangue que voa na tela fica no plano mais perto do
seus olhos e isso realmente incomoda, a fumaça das armas que antes a
gente nem dá bola em 2D em 3D parecem flutuar perto da gente, resumindo é
um jogo impressionanto e OBRIGATÓRIO para qualquer um que tenha o KIT..
quando vc olha a hora de zumbis chegando em S3D dá uma tensão que não
existe em 2D. Totalmente imperdível este.
Estes são alguns dos melhores jogos que testei, mas foram testados
muito mais, instalei e desinstalei um punhado de jogos que tinha por
aqui só para testar em S3D. Estou muito satisfeito com o S3D que a
Nvidia conseguiu desenvolver e melhorar, eu já tinha testado aqueles
eDIMENSIONAL e o da Nvidia é infinitamente superior. Claro, a maioria
dos jogos tem "glitches" dos mais variados, alguns inviabilizam a
jogabilidade, mas a maioria esmagadora são glitches menores que não
impedem a diversão.
Nvidia está a cada driver corrigindo estes problemas
individualmente, mas nos foruns eles dizem que os fabricantes de jogos
estão cientes do 3D Vision e vão testas seus jogos com o sistema antes
de lançar os mesmos, isso é uma boa notícia claro.
FOTOS:
A primeira foto mostra todo o meu sistema.. ahh como eu gostaria que
TUDO fosse sem fio.. hehe. Na foto dá para ver 2 monitores, um na
frente do outro. O da frente é o da Samsung de 22" o 2233rz, que é o
para 3D, o de trás é um Dell de 24"o 2408WFP. Em cima do teclado está o
óculos.
Na segunda foto bem mais ou menos do óculos, o que na foto não dá para ver é que o S3D dá uma escurecida na imagem.
A terceira foto é o transmissor infravermelho, eu deveria ter
desligado ele para tirar a foto, ele com certeza interferiu com a
medição de foco da minha camera."
Nenhum comentário:
Postar um comentário