A SPAS-12 é uma espingarda de combate calibre .12 semi-automática, feita pela fabricante de armas italiana Franchi e foi fabricada de 1979 até 2001. Embora esta arma de fogo seja primariamente projetada para disparos em modo semi-automático, ela também pode operar em modo "pump-action" (sistema manual de bombeamento para extrair cartuchos deflagrados e realimentar a arma).
Por ser semi-automática não precisa de recarga manual de munição, são efetuados disparos seqüenciais (um disparo a cada vez que o gatilho é pressionado) até que seu carregador interno, com capacidade para 9 balas, fique vazio. Seu "Stopping Power" (chance de tirar o adversário de combate, matando ou ferindo) é de 100% quando o disparo é efetuado a uma distância de no máximo 10 metros do oponente. Após esta distância, sua efetividade diminui drasticamente. A SPAS-12 também é capaz de utilizar munição incendiária, o que lhe valeu o apelido de "Dragon Breath" (sopro do dragão).
As SPAS-12 têm uma série de funções interessantes, tais como o gancho encontrado nas versões com o stock dobrável. O gancho pode ser dobrado para fora, ficando abaixo do antebraço do atirador, que pode atirar usando apenas uma mão. Algumas pessoas dizem que é extremamente razoável controlar a arma nesta configuração (pessoalmente, eu não acho que poderia segurar a SPAS-12 com apenas um braço). Existem também vários acessórios raros, tais como lançadores de granadas de gás, etc.
Um grande número de SPAS-12 foi vendido a particulares nos Estados Unidos, atraídos pelo design visual visual da arma. Ela acabou se tornando cada vez mais rara nos EUA desde sua proibição, por causa de sua natureza frágil e pela crescente dificuldade de seus proprietários encontrarem peças de reposição. Uma SPAS-12 funcional raramente é vendida por seu proprietário, e são muito procuradas como item de colecionadores, com a maioria sendo negociada a valores superiores a $1500.
A SPAS-12 é uma arma bastante pesada e complicada de operar e limpar, e é propensa à quebras. A sua trava de segurança é notoriamente conhecida por falhar e fazer a arma disparar simplesmente mudando a trava de segurança para modo de disparo ou vice-versa, o que causou um recall mundial para substituir as peças defeituosas.
Na mesma época em que os EUA baniram esta arma, a Franchi terminou o desenvolvimento da SPAS-15, com design muito melhor. A maioria dos policiais e unidades militares que ainda usava a 12 migrou para o modelo 15, que começou a ser produzido em massa.
SPAS-15 |
"Asta La Vista, Baby" |
"Quietos! Todos Vocês! Eles estão se aproximando da cerca do Tiranossauro!!!" |
As SPAS-12 também possuem diversas variações:
A SAS-12 era um modelo que funcionava somente em modo "pump action" e tinha as peças semi-automáticas completamente removidas. A sua parte interna foi alterada para tornar praticamente impossível sua modificação para uma semi-auto sem diminuir consideravelmente seu ataque.
SAS-12 |
LAW-12 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário