Olá amigos blogueiros e leitores do blog BOTÃORESET, aqui venho eu com mais uma postagem a respeito de games e a indústria do entretenimento. Dessa vez, eu resolvo falar sobre um tema já famoso para quem acompanha as notícias e o mundo dos consoles. Diante de uma enxurrada de notícias sem fim a respeito da aquisição da ACTIVISION BLIZZARD pela MICROSOFT em 2022, eu vim aqui para dar a minha opinião sobre o que a SONY deveria fazer para se proteger dessas aquisições enormes feitas pela MICROSOFT nos últimos anos e onde ela deveria investir para continuar líder de mercado.
É interessante refletir como a indústria dos videogames mudou a partir dessa última geração em comparação com o que presenciamos até a era de PS4 e Xbox One. A nona geração nos traz como novidades o aprofundamento dos serviços de STREAMING para games, o aprimoramento dos games em realidade virtual, o foco em serviços de assinatura e o fim dos games exclusivos como conhecíamos desde a década de 80. E o cenário de acirramento da competição entre a MICROSOFT e SONY pela liderança do mercado de games hardcore para consoles ficou ainda mais estreito com as recentes investidas bilionárias da MICROSOFT que colocaram a sony para trás na liderança de posse de propriedades intelectuais e estúdios, fazendo com que, pela primeira vez, a SONY temesse a concorrência e ficasse com as pernas bambas.
A ACTIVISION BLIZZARD foi comprada pela MICROSOFT pelo absurdo valor de US$ 68,9 bilhões (aproximadamente R$ 378 bilhões), uma das maiores aquisições da indústria de tecnologia da última década, colocando a MICROSOFT como uma das maiores players globais no mercado de videogames. Em 2021, a Microsoft já havia feito uma outra aquisição surpreendente quando comprou a controladora da BETHESDA, ZeniMax, por US$ 7,5 bilhões, um valor já considerado absurdo. A partir dessas aquisições, a MICROSOFT passa a ter mais do que o dobro de estúdios sob seu comando em relação à Sony e também terá um número várias vezes maior de propriedades intelectuais sob seu domínio. Games da saga Doom, Fallout, The Elder Scrolls, Wolfenstein, Starfield, Prey, The Evil Within, Dishonored, Rage, Redfall,Deathloop e Ghostwire: Tokyo passaram a pertencer à MICROSOFT.
A aquisição da BETHESDA pela MICROSOFT pegou a todos de surpresa e foi um verdadeiro terremoto na indústria quando anunciada em 2020. No entanto, essa aquisição não abalou a moral da SONY e nem mesmo deixou a mesma intimidada. Por outro lado, a partir do anúncio da aquisição da ACTIVISION BLIZZARD, o cenário mudou completamente e a SONY passou a sentir o peso desses anúncios colossais. Isso porque o CALL OF DUTY, antiga franquia de FPS pertencente a Activision, é a saga de game de tiro de maior sucesso do mundo dos games atualmente, tanto comercialmente como em termos de popularidade. CALL OF DUTY foi responsável durante anos, senão décadas, pelo sucesso da marca playstation, pois sempre figurou entre os games mais vendidos para o console, sendo a SONY a empresa que mais investia em marketing e conteúdo exclusivo para o seu console usando a marca CALL OF DUTY. Com essa mudança de cenário e a possibilidade futura da SONY perder um dos títulos mais lucrativos dentro da sua PLAYSTATION STORE,a SONY passou a chorar e se humilhar para os òrgãos responsáveis pela deliberação final a respeito da compra.
Com essa aquisição gigantesca, a MICROSOFT será proprietária de uma mina de ouro capaz de mudar a preferência do consumidor e, pela primeira vez, a Microsoft colocará a Sony contra a parede e ameaçará sugar seu domínio de décadas com a possibilidade de colocar a saga CALL OF DUTY "DAY ONE" no GAMEPASS a um custo muito atrativo para o consumidor e diminuindo o poder de barganha que a Sony tinha. Isso significa que a MICROSOFT terá a chance de dominar não apenas o mercado americano como o mercado europeu em apenas 1 tacada.
O fato é que a SONY não tem o dinheiro que a gigante MICROSOFT tem para realizar as mesmas aquisições de peso, portanto, ela precisa pensar e investir de forma muito mais inteligente se quiser competir com a mesma. Você poderia estar pensando: "Ah, a Sony deveria comprar a ROCKSTAR GAMES e tornar o GTA exclusivo". O problema é que a SONY não dispõe de 20 bilhões para comprar uma empresa do porte da ROCKSTAR. É preciso ter em mente agora que a SONY terá que estudar o mercado como nunca fez e tomar as decisões mais inteligentes possíveis para enfrentar o que a MICROSOFT se tornou recentemente.
Na minha humilde opinião, se a SONY quiser bater de frente com a MICROSOFT, ela terá que realizar pequenas aquisições de qualidade que a permitam expandir o leque de oportunidades e aprender como fazer coisas que antes ela não sabia fazer. O que eu quero dizer com isso? A sony precisa investir mais em setores mais lucrativos como MOBILE, Games como serviço, Infraestrutura de rede e serviços de assinaturas. Na minha visão, a Sony deveria fazer pequenas aquisições que sejam muito significativas como a aquisição de pequenos estudios com grandes talentos, contratação de funcionários talentosos e, principalmente, a compra de propriedades intelectuais que possam aumentar o volume de IP´s relevantes dentro do seu portfólio.
Eu penso que a SONY deveria considerar a compra da franquia MEDAL OF HONOR da ELETRONIC ARTS, isso poderia atrair um público sedento por novidades e aproveitar a popularidade da marca para tentar construir um concorrente de peso para a saga COD. É possível que o conhecimento na produção de games como serviço somado a contratação de funcionários veteranos que estiveram envolvidos em games da franquia COD possam a judar a sony a resgatar o sucesso de MEDAL OF HONOR. Quem sabe um MEDAL OF HONOR MODERN WARFARE? Quem sabe um battleroylare de MEDAL OF HONOR aos moldes de COD WARZONE ou APEX LEGENDS? Eu penso que nem tudo está perdido para a sony, já que a MARCA PLAYSTATION é muito forte e ainda é a preferência da maioria dos jogadores.
A SONY precisa encontrar outra franquia popular adormecida que roube a atenção da indústria e traga a expectativa de um concorrente que possa revitalizar o gênero FPS com títulos de qualidade ao mesmo tempo que compense a perda de um título lucrativo dentro do portfólio da sua própria loja. Imaginem remakes dos games clássicos da saga MEDAL OF HONOR? PQP!!! Vamos sonhar que a Sony também pense assim e tome decisões inteligentes para manter a marca PLAYSTATION em alta. Valeu galera, grande abraço!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário