sábado, junho 08, 2019

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PlayStation Plus: Bom para os jogadores, mas é bom para os desenvolvedores?





Já se passaram quase dez anos desde que a Sony lançou o PlayStation Plus, um programa de assinatura paga que provavelmente será lembrado como a evolução mais transformadora nos modelos de negócios de console da sétima geração em diante.




Por US$ 60 por ano, ou R$129,00, os membros recebem vantagens como armazenamento em nuvem e atualizações automáticas e agendadas do sistema, além de descontos mais profundos nos jogos. Mas a maior atração é a "Instant Game Collection", lançada em 29 de junho de 2010, que é uma rotação regularmente renovada de jogos "gratuitos". O problema é que, se você quiser manter os jogos gratuitos, precisará revalidar sua assinatura anualmente.

Um usuário do Reddit publicou recentemente o que é um ano inteiro da coleção de jogos instantâneos do PlayStation Plus. É uma lista que inclui dezenas de títulos, grandes e pequenos, como o Borderlands, o Infamous 2, o Pac-Man CE DX, o Uncharted: Golden Abyss, o Closure, o The Cave e assim por diante.

O PS Plus parece bom para os jogadores, e bom para a Sony, que quer ampliar seus negócios digitais de margem maior. Mas com o que parece ser uma proposta de valor desequilibrada, tivemos que nos perguntar: isso é bom para os desenvolvedores?




"Uma base de clientes fiéis é uma obrigação para a sobrevivência dos consoles"
Tomemos Christofer Sundberg, fundador e diretor de criação da Avalanche Studios, a empresa independente por trás da extensa série Open-World Just Cause. A Just Cause 2 publicada pela Square Enix foi gratuita para assinantes do PS Plus no ano passado.

Sundberg disse que o Avalanche "não viu um centavo" diretamente da promoção da Sony (a Square Enix teria sido a única a acertar os termos do acordo). Mas ele está perfeitamente bem com isso, já que isso não era a expectativa ao fechar o negócio. Para o Avalanche, promoções gratuitas como o PS Plus ou betas gratuitos são uma parte essencial da construção de uma base de fãs. "Do ponto de vista do PR e da boa vontade, vale a pena", disse ele.

"Eu não sei o quanto a Square Enix fez do jogo [no PS Plus], mas nós só recebemos muito feedback de RP e jogadores", disse ele. "Isso vale mais do que alguns dólares em royalties para nós neste momento."

Sundberg disse que ele pessoalmente assina o PS Plus. "Com brindes gratuitos, lançamentos antecipados, demos especiais e assim por diante, a Sony cria lealdade de seus jogadores. É exatamente nisso que eles devem se concentrar. A maioria dos jogadores não tem dinheiro para comprar um PS4 e o próximo Xbox e um PC." , portanto, uma base de clientes fiéis é uma obrigação para a sobrevivência dos consoles ".

"Para nós, sim, a receita valeu a pena"
Os desenvolvedores negociam contratos PS Plus com a Sony, caso a caso. Considerando que Avalanche recebeu a boa vontade e relações públicas positivas de um jogo gratuito PS Plus (a Square Enix, a editora, presumivelmente teria conseguido compensar esse acordo específico), alguns desenvolvedores menores com quem conversamos receberam dinheiro diretamente da Sony quando fizeram sua jogos grátis.




Devido a acordos de não divulgação, os desenvolvedores estão de boca fechada sobre exatamente quanto e como a Sony paga. Mas podemos pelo menos ter uma ideia da eficácia de uma promoção gratuita do PS Plus.

Em fevereiro, o desenvolvedor independente e criador do Closure, Tyler Glaiel, colocou seu jogo na rotação da Instant Game Collection.

"Para nós, sim, a receita valeu a pena", disse Glaiel. "[Os modelos de assinaturas] não são um substituto para a venda de jogos tradicionalmente - o Humble Bundle também não é - mas é super incrível a Sony estar fazendo isso, porque isso ajuda no final", disse ele.



Quanto à quantidade de receita obtida com a promoção, ele foi tímido, dizendo: "Eu classificaria isso como um 'bom impulso'".

Jakub Mikyska é CEO da Grip-Games, incorporadora do Foosball 2012, que foi gratuita em janeiro deste ano. "O impacto [de tornar o jogo livre] definitivamente valeu a pena. Não é grande, mas vale a pena", disse ele. "Também vou ressaltar que é importante colocar nosso conteúdo à venda no PS Plus. Talvez até mais do que ficar livre.

"Para os dois jogos que tivemos de graça no PS Plus, a receita da oferta gratuita estava entre 10 e 15 por cento da receita total que fizemos em cada jogo", disse Mikyska, que acrescentou que colocaria seus jogos gratuitamente. novamente, se ele tivesse a oportunidade.

"É uma ótima maneira de promover o seu jogo para a parte da torcida da PSN que provavelmente vai gastar dinheiro e também é uma ótima maneira de dar às suas vendas de cauda longa", disse ele.

Mikyska observou que ir com uma promoção gratuita não é para todos - claro, se você tem um jogo quente que todo mundo quer te pagar adiantado, então não, não dê de graça no PS Plus. Mas, disse ele, "liberar-se nas partes posteriores do ciclo de vida do jogo pode lhe dar um bom aumento de receita".






"A palavra de um amigo sempre tem mais peso do que a de um crítico".


Retro City Rampage de Brian Provinciano caiu na rotação no final de dezembro. Ele disse que os editores e desenvolvedores são os que escolhem se querem ou não colocar seu jogo no PS Plus. "Depende totalmente de nós. Se um jogo está aí, é seguro assumir que o editor ou desenvolvedor ficou satisfeito com o acordo", explicou Provinciano.

Ele disse que não tem um método para medir exatamente o impacto da promoção, mas sabe que isso teve um efeito positivo, já que divulgou uma nova propriedade intelectual da qual a maioria dos jogadores nunca ouviu falar.

"Isso certamente ajudou a construir a marca", disse Provinciano. "Olhando para dois pontos de dados, o número de jogadores e o quanto eles tocaram mostra que cresceu a base de usuários e criou fãs. Mais de 125.000 jogadores adicionais experimentaram e, apesar de conseguirem isso de graça, cerca de 85% deles gostaram para jogar durante a maior parte do jogo. "

Esses dados forneceram alguma validação para o Provinciano; Ele mostrou que as pessoas que tentaram o jogo realmente gostaram o suficiente para jogar muito.

O que isso significa é "mais clientes em potencial com os olhos no que eu libero em seguida", disse ele. "Ganhar 100.000 fãs adicionais para espalhar a palavra é enorme, especialmente no combate a algumas críticas mistas dos críticos no lançamento.

"Um revisor notável alegou que o jogo era muito difícil e parou de jogar na metade, mas o PS Plus cultivou outras 100.000 pessoas que podem dizer a seus amigos o contrário. A palavra de um amigo sempre tem mais peso que a de um crítico. "






Provinciano disse que o PS Plus deu a ele e outros desenvolvedores uma outra maneira de "manter a cauda viva", estendendo as vendas. "Eu reconhecidamente coloquei o Retro City Rampage no PS Plus muito cedo, mas havia outros fatores envolvidos. Um deles era que o lançamento do XBLA na época era incerto, então eu preciso aproveitar ao máximo as plataformas. Em segundo lugar, eu estava animado por para fazer parte do lançamento do PS Plus na PS Vita. "






Então, para os estúdios que voltaram conosco, parece que o "free" vale a pena para os desenvolvedores, quando se trata do PS Plus. Mas, a longo prazo, pode haver uma grande desvantagem potencial - a síndrome "Eu entendo quando estiver livre".






"Não vou disponibilizar todos os jogos de graça no PS Plus", disse Provinciano. "Se os jogadores esperarem que todos os jogos de um desenvolvedor sejam disponibilizados gratuitamente, ele consumirá as compras do primeiro dia. Eu o determinaria caso a caso."

A Mikyska, do Foosball 2012, acrescentou que tais promoções podem ter um impacto de mercado nas expectativas de preços dos jogadores. "Acho que o [PS Plus] tem suas principais vantagens, mas também algumas armadilhas que devem ser evitadas. Mais importante: não devemos educar nossos clientes de que jogos são gratuitos, como os desenvolvedores de jogos para celular fizeram, ou temos um problema. Mas, até agora, PS Plus parece estar funcionando bem ".





Fonte: https://www.gamasutra.com/view/feature/191966/playstation_plus_good_for_.php

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